Notícias:

Dengue, Chikungunya e Zika

Vivemos uma época de ameaça de contaminação por infecções virais que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os vírus que podem ter sua transmissão associada a esse mosquito são o Zika,  Chikungunya e dengue.

O Aedes aegypti  infecta-se com o vírus quando pica uma pessoa infectada. O vírus pode levar de 7 a 10 dias para multiplicar-se e depois desse período o mosquito passa a ser um transmissor do vírus.

Nos três tipos de infecção, a pessoa pode apresentar febre, em geral na dengue e no chikungunya ela é mais elevada do que no Zika. Podem apresentar também lesões vermelhas pelo corpo com muito prurido, principalmente no caso de Zika, dores de cabeça, articulares e musculares e , alguns casos mais graves, até com comprometimento neurológico.

Como pode apresentar sintomas de  pele , esse quadro viral pode até ser confundido com uma alergia de pele. Podemos diferencia-los porque, em geral,  a infecção viral vem acompanhada de outros sintomas como os citados anteriormente. E , ao contrário de um quadro de alergia de pele o quadro infeccioso é pouco aliviado com uso de anti alérgicos .

O diagnóstico das infecções virais  é feito através dos sintomas clínicos que o paciente apresenta e por exames laboratoriais. O grande problema é que esses exames de laboratório nem sempre estão disponíveis nos serviços de pronto atendimento.

O tratamento é baseado nos sintomas que a pessoa apresenta. O ideal é sempre reforçar a hidratação via oral e controlar a febre e dores no corpo com uso de anti térmicos e analgésicos.

É importante enfatizar que o ideal é um esquema de prevenção completo, desde evitarmos a proliferação do mosquito  até as medidas de proteção individuais como uso de telas nas janelas e repelentes.  Vale ressaltar que os repelentes encontrados no mercado nacional são a base de 3 principais substancias ( DEET, icaridina e IR  3535 ) e devem ser usados de acordo com as indicações médicas e de seus  fabricantes. Inseticidas popularmente conhecidos como “naturais “a base de citronela , andiroba e cravo não tem efeito comprovado e, em algumas pessoas mais sensíveis podem até causar reações como irritações de pele e sintomas respiratórios.

Categoria: | De: 29 de novembro de 2016