Doenças Alergicas

Alergia a Picada de Inseto

As reações a picadas de insetos variam desde manifestações menos graves como o estrófulo, que ocorre por insetos sugadores ( pulga, mosquito), até reações graves como o choque anafilático, por insetos de veneno (abelha, vespa, formiga de fogo ou lavapés).

Anafilaxia

Conhecido também como choque anafilático é a maior emergencia dentre as doenças alérgicas.

Ocorre de início rápido e pode manifestar-se desde urticária , angioedema associado a sintomas nasais, chiado no peito, batedeira, sintomas gástricos, até alucinações e sensação de morte iminente.

Alergia Alimentar

A alergia alimentar é uma reação anormal do organismo após a ingestão de um determinado alimento e que pode causar sintomas como manchas no corpo, inchaço nos olhos, na face ou no corpo, ressecamento de pele, diarréia, vômitos, quadros respiratórios (menos freqüentes) e até reações graves, que precisam de pronto-socorro.  Muitas vezes, confunde-se alergia com intolerância alimentar, mas elas são doenças com causas diferentes.

Urticária

É uma das doenças de pele mais frequente, cerca de  15 a 20% da população tem pelo menos um episódio de urticária durante a vida

É classificada de acordo com o tempo de duração do quadro, em aguda (até 6 semanas), crônica (mais que 6 semanas).

Dermatite Atópica

A Dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica da pele, muito pruriginosa, que ocorre em pacientes com história familiar ou pessoal de alergia.

É mais frequente no início da infância, sendo que 85% dos casos ocorrem até os 5 anos de idade. Atinge 10% das crianças no Brasil.

Asma

É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que ocorre em indivíduos susceptíveis geneticamente, caracterizada pela resposta aumentada das vias aéreas inferiores e com diminuição variável do fluxo aéreo, que melhora de forma espontanea ou com uso de medicamentos.

Rinite Alérgica

É uma inflamação do nariz provocada por estímulos de partículas suspensas no ar que respiramos.

Cerca de 30% da população tem sintomas de rinite alérgica.É uma doença de grande impacto, afetando a qualidade de vida dos pacientes.

Os principais sintomas de rinite alérgica são a coceira do nariz e da garganta, espirros, nariz entupido e escorrendo sempre.