Orientações

Urticária

No paciente com urticária é sempre importante tentar encontrar o desencadeante, para melhor orientação e tratamento. Nos casos de urticária crônica nem sempre há uma causa específica, mas a avaliação com o médico alergologista é importante para investigação e orientação.

Rinite Alérgica e Asma

Na rinite alérgica e na asma é muito importante o controle ambiental. O ambiente que o paciente alérgico vive deve ser um local limpo, bem arejado, ensolarado, com janelas e boa ventilação. Na limpeza da cas orientamos o uso de pano úmido e evitar o uso de produtos com cheiro forte. Dar preferência por pisos frios ou de madeira, que facilitam a limpeza. No quarto deve-se evitar bichos de pelúcia e acúmulo de brinquedos e livros, colocá-los em caixas de plástico para evitar o acúmulo de pó seria o ideal. Também orientamos o uso de capas em colchões e travesseiros e o uso de edredom. O edredom e as cortinas devem ser lavados pelo menos quinzenalmente. Em ambienbtes fechados também deve-se evitar a exposição a fumaça de cigarro e animais domésticos.

Dermatite Atópica

Na dermatite atópica é importante o cuidado geral da pele com uso de hidratantes logo após o banho e quantas vezes for orientado pelo médico em consulta, os banho devem ser curtos e com água morna. Também é importante o uso de roupas confortáveis e de algodão.